quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Conferência Setorial – Eixo Arquivos


O eixo de Arquivos da Conferência Setorial de Cultura estabeleceu três propostas: a implantação e reestruturação do Sistema Estadual de Arquivos; a reestruturação do Arquivo Público como órgão central, o qual deve coordenar esse sistema e; a inclusão dos profissionais de arquivo no quadro do Estado que sejam capazes de viabilizar as ações necessárias para a implantação da política de arquivos.
No mesmo encontro, Maria Solenar Rodrigues do Nascimento, arquivista da Universidade Federal da Bahia, foi eleita a delegada que representará o grupo na IV Conferência Estadual de Cultura, realizada entre 30 de novembro e 3 de dezembro deste ano. “Ter sido eleita delegada, pra mim, é importante porque poderei defender as propostas que estão sendo formuladas aqui e que servirão para toda a área de Arquivologia da Bahia, atendendo algumas das principais necessidades dos arquivos públicos baianos”, afirmou Maria, satisfeita com o cargo. Ao todo, 20 pessoas compuseram o grupo, entre arquivistas e bibliotecários.
Aurora Leonor Freixo, 57 anos, coordenadora do Curso de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia e relatora do encontro, ressaltou a importância da conferência. “As nossas angústias ainda não foram amenizadas, mas é um grande fórum de discussão. Há muito tempo que o Estado precisava ter esse espaço, pra discutir essas questões, pra discutir sua política de arquivos. A gente está vivendo um momento importante porque são 20 anos da Lei de Arquivos do Brasil. Vem sendo feito um esforço em nível nacional para que a política de Arquivologia seja rediscutida e essa discussão no Estado da Bahia é importantíssima a nível nacional”, avaliou.

Um comentário:

  1. De ordem da Coordenadora em exercício,
    Profa. Alzira Gondim.


    Informamos que:

    O calendário da Universidade Federal da Bahia para inscrição em componentes curriculares nos Colegiados de Curso, é de 26 de janeiro a 03 de fevereiro.
    Fiquem atentos para a divulgação do seu dia e turno de inscrição, que será escalonamento feito por ordem de coeficiente, a saber do maior para o menor.
    Para que o aluno posa agilizar planejar sua matrícula e o registro no sistema do colegiado,segue em anexo, o guia de matrícula.
    OBS.: Informamos que: O GUIA DE MATRÍCULA DE TODOS OS CURSOS DESTA UNIVERSIDADE, FICA DISPONIBILIZADO AO ALUNO A CADA SEMESTRE NA PÁGINA DA SUPAC/SGC, DESDE OS DIAS QUE ANTECEDEM A INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES NA WEB.



    --
    Nadia Regina Ventura Tavares
    Assistente em Administração
    Secretaria dos Colegiados de Graduação - ICI/UFBA
    71-32837750

    ResponderExcluir