Executiva Nacional - ENEA

A Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia, a E.N.E.A., é a instância máxima de representação e organização dos estudantes de Arquivologia no Brasil.            


Perguntas Frequentes

Qual a finalidade da ENEA?

Coordenar e representar com autonomia os interesses dos estudantes e do movimento estudantil de Arquivologia, em âmbito nacional, perante as instituições competentes da sociedade;

Incentivar a discussão de temas de interesse da comunidade estudantil;

Promover o Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEARQ).

Quais são objetivos da ENEA?

Promover e incentivar a integração e articulação dos estudantes através de encontros, congressos, seminários e outras atividades pertinentes ao seu campo de atuação, com compromisso social.

Incentivar e apoiar o debate sobre ensino, pesquisa e extensão na área arquivística, de forma multidisciplinar, utilizando – se de recursos como publicações e produção de material audiovisual.

Manter o contato e colaboração permanente com entidades representativas das categorias profissionais, visando o aprimoramento das relações entre as entidades e buscando soluções conjuntas para os problemas relacionados ao mercado de trabalho e à formação de arquivistas.

Manter o contato e colaboração permanente com as entidades de pesquisa e ensino de Arquivologia, através de convênios e parcerias em projetos que visem a integração e o incremento da produção técnico científica na área.

Promover e incentivar as relações dos estudantes de Arquivologia com os demais estudantes de outras graduações e entidades estudantis, unificando as lutas que visem as soluções dos problemas comuns.

Lutar pela qualidade do ensino em Arquivologia.

Lutar pelo ensino público, gratuito e de qualidade.

Promover e incentivar as relações dos estudantes de Arquivologia com a sociedade civil organizada, atuando na defesa da democracia, dos direitos humanos e da plena cidadania.

Buscar possibilidades de representar a Arquivologia em eventos nacionais e internacionais.

Incentivar a criação de entidades de base representativa (Centro Acadêmico e Diretório Acadêmico) que sejam livres e independentes de forças políticas ou religiosas.

Representantes baianos na ENEA: Marcos Tourinho e Gabriela Lucena


Acesse ao blog da ENEA e tenha maiores informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário