sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Conferência Nacional de Arquivos


No ano em que a Lei Federal de Arquivos completa 20 anos, o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional de Arquivos promovem a realização da I Conferência Nacional de Arquivos (I CNARQ).
As demandas sociais pelo direito à informação, intensificadas no século XXI, reforçam o lugar dos arquivos no centro das políticas públicas de transparência. Nos últimos 40 anos, os arquivos e a Arquivologia experimentaram mudanças significativas em âmbito nacional. Contudo, de modo geral, os arquivos públicos das 27 unidades da federação brasileira, permanecem periféricos no Estado e pouco visíveis à sociedade. Carecem de institucionalidade no âmbito da administração e consequentemente encontram-se ausentes das políticas públicas.
A Conferência terá como objetivo promover a reflexão sobre os marcos legais e institucionais da área, de forma a constituir uma política de Estado para os arquivos. Trata-se de um processo inédito que poderá abrir um caminho fecundo às políticas públicas arquivísticas.
O Ministro da Justiça e o Conselho Nacional de Arquivos atribuíram ao Arquivo Público da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon, a responsabilidade de organizar e de divulgar a I CNARQ Etapa Regional NORDESTE. Integram a Comissão Organizadora da Etapa Regional NORDESTE, o Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia e a Associação dos Arquivistas da Bahia.
A I CNARQ Etapa Regional NORDESTE se realizará nos dias 17 e 18 de outubro de 2011. O público-alvo constitui-se de: professores, pesquisadores da área de Arquivologia; arquivistas; profissionais de instituições públicas (Executivo, Judiciário e Legislativo) e privadas detentoras de acervos documentais; gestores de documentos; de arquitetura de sistemas de gestão arquivística de documentos; notários (tabeliães); pesquisadores acadêmico-científicos; associados aos Institutos Históricos e Genealógicos de toda a Região Nordeste. Ficha de inscrição disponibilizada no site.Para informações adicionais: (71) 3116-2165.
Cerimônia de abertura da I CNARQ Etapa Regional NORDESTE
Data e horário: 17 de outubro de 2011, às 9h.
Onde: Auditório Katia Mattoso, Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Rua General Labatut, 27, Barris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário