sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Arquivo Público do Estado é representado no Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia


O Arquivo Público do Estado da Bahia, unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon/ Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, participou do XIX Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEArq), no campus da Federação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A atividade aconteceu em julho e contou com apoio da Fundação.

Na ocasião, a diretora do Arquivo, Maria Teresa Navarro de Britto, trouxe discussões relacionadas à Arquivologia, além de refletir sobre as tendências e perspectivas sociais, políticas e econômicas do futuro profissional no âmbito da sociedade brasileira do século XXI. O público que marcou presença no Encontro foi formado por estudantes e professores dos 17 cursos de graduação em Arquivologia existentes no país. 

O ENEArq é um encontro organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEA) com a participação dos Centros e Diretórios Acadêmicos de Arquivologia das universidades brasileirasNesta sua 19ª edição na Bahia, o ENEArq foi coordenado pelo Diretório Acadêmico de Arquivologia (DAArq) da UFBA.

Arquivo Público - Com 125 anos, o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), é a segunda mais importante instituição arquivística pública do país. Em seu extenso e rico patrimônio estão custodiados documentos produzidos e acumulados no período colonial, monárquico e republicano brasileiro, que são diariamente consultados por pesquisadores de todo Brasil e de outros países. Um acervo organizado e estruturado desde 1890, quando o então governador do Estado da Bahia, Manoel Victorino Pereira, por meio de Ato, criou o Arquivo Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário